Ler/dort
Doenças do Trabalho
Definição
* LER: Lesões por Esforços Repetitivos; * DORT: Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho; São doenças provocadas pelo uso inadequado e excessivo do sistema que agrupa ossos, nervos, músculos e tendões. Atingem principalmente os membros superiores: mãos, punhos, braços, antebraços, ombros e coluna cervical.
Tipos
A maioria dos trabalhadores não sabe, mas há várias outras doenças consideradas LER/DORT além da tenossinovite, que é a mais conhecida. Saibam quais são elas:
* TENOSSINOVITE: inflamação do tecido que reveste os tendões;
* TENDINITE: inflamação dos tendões; * EPICONDILITE: inflamação das estruturas do cotovelo;
* BURSITE: inflamação das bursas (pequenas bolsas que se situam entre os ossos e tendões das articulações do ombro);
* MIOSITES: inflamação dos músculos; * SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO: compressão do nervo mediano na altura do punho;
* SÍNDROME CERVICOBRAQUIAL: compressão dos nervos em coluna cervical; * SÍNDROME DO DESFILADEIRO TORÁCICO: compressão do plexo braquial (nervos e vasos);
* SÍNDROME DO OMBRO DOLOROSO: compressão de nervos e vasos em região do ombro.
Sintomas
* Dores; * Sensação de formigamento; * Dormência; * Fadiga muscular; * Perda de força muscular em conseqüência de alterações nos tendões, musculatura e nervos periféricos.
Principais Causas
* Posturas inadequadas; * Ritmos acelerados de trabalho, muitas vezes impostos pelas máquinas, exigindo esforços exagerados; * Pressão do tempo e produtividade; * Excesso de trabalho e horas extras; * Ambiente de trabalho inadequado; * Ausência de pausas em tarefas que exigem descansos.
Diagnóstico
* O diagnóstico é basicamente clínico; * Podem ser controladas se forem diagnosticadas no início da doença; * O mais importante é determinar a causa dos sintomas para eleger o tratamento adequado;