tecnologias aplicadas a educação
Trabalho de atividade de autoavaliação, Com o objetivo de possibilitar o acesso a informações sobre a produção de softwares educacionais, softwares livres e televisão digital, apresentado à disciplina de Tecnologias Aplicadas a Educação, Curso de Pedagogia, Faculdade Anhanguera, sob a orientação do Prof. Wilson Roberto Santana.
BAURU
ABRIL/ 2014 Softwares, softwares livres e TV digital
Os softwares educativos fazem parte da nossa rotina educacional bem antes que o uso da internet, e são de extrema importância quando são utilizados corretamente, por estarem totalmente ligados ao ensino aprendizagem, são utilizados para diversos benefícios, entre eles: reforço da teoria, simulação de experiências, memorização, tutorias, entre outros. É importante que o professor esteja sempre atento quanto ao uso desse material, pois eles também são confundidos com jogos, o software educativo deve estar sempre adequado ao objetivo em sala de aula, sempre com um propósito de ensino. Os softwares são complementos educacionais, onde deixam o processo de aprender dinâmico e participativo, sem contar no incentivo ao uso da tecnologia de forma educativa.
Softwares livres são softwares que podem ser copiados, modificados, usados e redistribuídos de acordo com a necessidade de cada usuário, também possibilita que todos tenham acesso, muitos de forma gratuita. O seu uso em sala de aula é visto como auxiliador para o desenvolvimento do conhecimento e o estímulo a criatividade, e por serem modificáveis podem se adequar a diversas propostas de ensino.
A TV digital é uma tecnologia onde se pode obter uma maior quantidade de conteúdo, possibilitando que todos tenham acesso a uma transmissão de alta qualidade. O seu uso em sala de aula incentiva no desenvolvimento da atividade elaborada e facilita o acesso do aluno a informação.
Os três recursos citados: softwares, softwares livres e TV digital trazem ao professor