ciencias
Os conteúdos não serão apresentados em blocos de conteúdo, mas em blocos temáticos, estão organizados para que não sejam tratados como assuntos isolados. Eles indicam perspectivas de abordagem e dão organização aos conteúdos sem se configurarem como padrão rígido.
Os conteúdos da área de Ciências Naturais, que são conhecimentos desenvolvidos pelas diferentes ciências e aqueles relacionados às tecnologias, são um primeiro referencial para os conteúdos do aprendizado. Estão organizados em teorias científicas, ou em conhecimentos tecnológicos.
A grande variedade de conteúdos teóricos das disciplinas científicas, assim como dos conhecimentos tecnológicos. Deve ser considerado pelo professor em seu planejamento.
A compreensão integrada dos fenômenos naturais depende do estabelecimento de vínculos conceituais entre as diferentes ciências. Os conceitos de energia, matéria, espaço, tempo, transformação, sistema, equilíbrio, variação, ciclo, fluxo, relação, interação e vida estão presentes em diferentes campos e ciências, sempre contribuindo para conceituação gerais.
Sendo a natureza uma ampla rede de relação entre fenômenos, e o ser humano parte integrante e agente de transformação dessa rede, são muitos e diversos os conteúdos objetos de estudos da área. Objetivos gerais da área e com os fundamentos para a seleção dos conteúdos. São eles:
Os conteúdos devem se constituir em fatos, conceitos, procedimentos, atitudes e valores compatíveis com o nível de desenvolvimento intelectual do aluno.
Os conteúdos devem favorecer a construção de uma visão de mundo, que se apresenta como um todo formado por elementos inter-relacionados, entre os quais o homem, agente de transformação. O ensino das Ciências Naturais deve relacionar fenômenos naturais e objetos da tecnologia.
Os conteúdos devem ser relevantes do ponto de vista social e ter revelados seus reflexos na cultura, para permitirem ao aluno compreender, em seu