Principio de cavalieri
A grande contribuição de Cavalieri à Matemática é o tratado Geometria indivisibilibus de 1.635. Neste tratado é apresentado o seu método dos indivisíveis, cuja motivação direta se encontre nas tentativas de Kepler de achar certas áreas e certos volumes.
Esses resultados, ligeiramente generalizados, fornecem os chamados Princípios de Cavalieri, que podem ser enunciados como:
1. Se duas porções planas são tais que toda reta secante a elas e paralela a uma reta dada determina nas porções segmentos de reta cuja razão é constante, então, a razão entre as áreas dessas porções é a mesma constante. E isso nos leva a dizer que as áreas das duas porções são iguais.
2. Se dois sólidos são tais que todo plano secante a eles e paralelo a um plano dado determina nos sólidos secções cuja razão é constante, então a razão entre os volumes desses sólidos é a mesma constante. Em outras palavras: dois sólidos com a mesma altura têm o mesmo se seccionados por um plano paralelo ao plano onde estão assentados, geram áreas iguais.Para ilustrar o Princípio de Cavalieri, primeiramente vamos tomar o caso de porções planas, determinando a área compreendida por uma elipse de semi-eixos a e b.
Considere a elipse:
clip_image002
E a circunferência:
clip_image002[4]
Sendo as duas referidas ao mesmo sistema de coordenadas retangulares:
Figura 3_300
[Figura 3: circunferência e elipse]
Podemos reescrever a equação da elipse em função de y:
clip_image002[6]
clip_image002[8]
clip_image002[10]
clip_image002[12]
clip_image002[14]
clip_image002[16]
Agora, reescrevemos a equação da circunferência em função de y:
clip_image002[18]
clip_image002[20]
clip_image002[22]
Substituímos ( II ) em ( I ):
clip_image002[24]
Vemos que a razão entre duas ordenadas correspondentes quaisquer da