Tecnologia
ECONOMIA E MERCADO
PROFESSOR: ROBERTO LAGO
RESUMO DE ‘DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO.’
QUESTÕES ENADE
NOMES:
Paulo E.R. Bettim
Diego Duarte
Ricardo Giazzon
Gilvan Copat
Marcelo Rissi
BENTO GONÇALVES, 2013
Oferta, demanda e equilíbrio de mercado Os fundamentos da análise da demanda ou procura estão alicerçados no conceito subjetivo de utilidade. A utilidade é a qualidade que um bem econômico tem de satisfazer as necessidades humanas. Esta utilidade difere de consumidor para consumidor (preferência). Alguns economistas dizem que o valor de um bem se forma pela sua demanda e pela satisfação do consumidor. Esta é a teoria do valor-utilidade.
Valor/trabalho: considera que o valor de um bem se forma ao lado da oferta, através dos custos do trabalho incorporados ao bem. Esta teoria forma o preço de venda de acordo com o trabalho empregado nele; pode se dizer que a teoria do valor utilidade veio complementar a teoria do valor/trabalho. A teoria do valor utilidade permitiu distinguir o valor de uso do valor de troca de um bem, de acordo com a oferta e demanda.
Utilidade total e marginal:
A utilidade total tende a aumentar quanto maior for à quantidade consumida do bem ou serviço. A utilidade marginal, que é a satisfação adicional obtida pelo consumidor tende a cair quando há grande oferta do produto. Como exemplo citamos a água.
Demanda de mercado:
A demanda é a quantidade de um bem ou serviço, que os consumidores desejam adquirir em um determinado tempo. A procura depende de farias variáveis, como o preço do bem, o preço dos outros bens (concorrentes), a renda do consumidor, o gosto/preferência do indivíduo.
Relação entre quantidade e preço do bem:
Há uma relação inversamente proporcional entre preço e demanda, esta relação pode ser representada por uma escala de procura ou por uma curva de procura, que revela a preferência dos consumidores.
Se o preço de um bem aumenta, há queda de