Tecnologia e Sociedade
In: CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2003.
QUESTÕES:
1- Explique por que o surgimento dos Estados nacionais e da ideia de nação provoca o nascimento das ideias de arte e cultura populares.
R: Os estados nacionais passaram a ser definido pela unidade de língua e religião e pela unidade territorial ou política. Surge assim a idéia de política de nação. Com isso a nacionalidade constituía o espírito de um povo o qual se exprimia na língua, costumes e religião.
2- Explique por que se deu a divisão da cultura e das artes em erudita e popular. Explique o que são cada uma delas.
R: Essa divisão se deu porque com o desenvolvimento da sociedade industrial e das grandes metrópoles, os trabalhadores deslocaram-se cada vez mais das zonas rurais para residirem nas periferias das grandes cidades. Tendo sidos forçados a deixar a zona rural, a maioria desses trabalhadores também deixava para traz a sua cultura e sua arte (folclore).
-Erudita (ou de elite), que era a arte própria dos intelectuais e artistas de classe dominante da sociedade. São as criações complexas e de vanguardas de artistas individuais dirigidas a um publico restrito. Arte mais sofisticada e voltada para o futuro.
-Popular (ou ingênua), própria dos trabalhadores urbanos e rurais. São criações dos artistas que pertencem a essa classe trabalhadora. Arte mais simples que a Erudita.
3- Quais as duas consequências culturais e artísticas da vinda dos trabalhadores rurais para as cidades como operários industriais?
R: Os operários e suas famílias foram criando uma cultura e uma arte própria, chamada de populares; por um lado, passaram a fazer parte da grande massa de consumidores dos produtos industriais para os quais começaram a ser reproduzidas, em larga escala, versões simplificadas e inferiores dos produtos e das criações da cultura e da arte da elite.
4- Que era o encantamento do mundo? Que foi