Tecnologia e educação matemática
Uma das grandes vantagens de se incorporar as TIC às práticas pedagógicas é a relação entre professores e alunos que pode se modificar em virtude da nova postura que ambos poderão assumir, diante das situações proporcionadas pelas TIC na sala de aula.
A postura do professor poderá ser de um mediador e não mais de um transmissor de informações e de ideias. Enquanto que o aluno poderá ser responsável pela aprendizagem e pela busca de informações necessárias, sendo que a pesquisa orientada na Internet pode auxiliar no aprendizado do aluno, pois facilita o acesso a uma série de informações e as interações entre professor-aluno e aluno-aluno poderão acontecer com mais frequência do que numa sala de aula que não utiliza este tipo de ferramenta, mas sempre através da orientação e mediação do professor (ALMEIDA, 2000).
Dessa forma, é importante que o futuro professor consiga organizar os conteúdos programáticos inserindo as TIC, para que possa ministrar suas aulas utilizando as ferramentas informáticas mediante atividades que permitam seus alunos pesquisarem, criarem e discutirem suas experiências ou as novidades que vão surgindo. É necessário ainda, que o licenciando esteja sempre disposto para especializar e aperfeiçoar seus conhecimentos informáticos, uma vez que podem surgir várias questões por parte dos alunos durante as aulas.
De acordo com Penteado (2001), o professor precisa estar atento às questões que surgirão quando utilizar a mídia informática em suas aulas e comenta que:
[...] ao adentrarmos um ambiente informático, temos que nos disponibilizar a lidar com situações imprevisíveis. [...] Trazer uma mídia informática para a sala de aula significa abrir a possibilidade dos alunos falarem sobre suas experiências e curiosidades nesta área. [...] O professor muitas vezes não consegue acompanhar essa discussão e se vê diante da necessidade de conhecer mais sobre o tema. E conhecer,