TECNOLOGIA E EDUCACAO
Alice Mary Dias Bispo
Aluna do Mestrado
Cynthia Christina de Almeida Batista Bastos
Aluna do Mestrado
RESUMO
Nestes tempos de internet e redes sociais , smartphones ,redes sociais ; qual papel a escola diante de jovens “nativos digitais” , autônomos no âmbito virtual , colaboradores e criativos , desafiam professores “imigrantes digitais” a integrar conhecimentos e saberes do conteúdo , a informação das redes e mídias .
Palavras Chave: Internet; Escola; Redes sociais .
1. INTRODUCAO
A escola deve integrar as tecnologias da informação e comunicação por que elas estão presentes e influentes em todas as esferas da vida social, cabendo à escola, especialmente a escola pública, atuar no sentido de compensar as terríveis desigualdades sociais e regionais que o acesso desigual a estas máquinas está gerando. (Belloni, 2001, p. 10).
As nossas ações e atividades cotidianas, o modo de viver e se relacionar, de aprender e ensinar são ações que estão sendo modificadas pelo avanço das novas tecnologias da informação e comunicação. Para as escolas e muitos professores, utilizar as novas tecnologias e as suas ferramentas como meio de aprendizagem ainda é uma atividade estranha e que provoca certo desconforto e incomodo, principalmente, em quem não está preparado para esses usos. Os ambientes informatizados ampliam as nossas capacidades intelectuais e nos coloca docentes e discentes, mais próximos de variados tipos de informação. Porém, a maior contribuição das novas tecnologias no meio educacional advém do fato do seu uso estar provocando uma reflexão por parte dos educadores, levando ao questionamento dos métodos e processos educacionais utilizados e na mudança de postura, pensamentos e ações. Espera-se, assim, que isso venha a provocar mudanças profundas no processo de ensino-aprendizagem tanto em professores como em alunos. Num mundo cada vez mais dominado pelos