Distribuições Linux
Uma Distribuição Linux é composta do núcleo Linux e um conjunto variável de software, dependendo de seus propósitos. O Linux, na realidade, é apenas o nome do kernel do sistema operacional. Isto significa que todas as distribuições usam o mesmo kernel, mas podem acoplar diversos aplicativos de acordo com o objetivo do seu mantenedor. O Linux é um sistema operacional, “Unix-like”, ou seja, tem comportamento similar ao do sistema operacional Unix (multi-tarefa e multiusuário). Uma distribuição Linux pode ser comercial ou não comercial. No primeiro caso, o usuário paga pelo sistema e recebe suporte técnico. No segundo caso não há qualquer cobrança pelo uso do sistema basta o usuário fazer o download na Internet. Como não há suporte técnico, o usuário deverá tentar resolver os problemas que ocorrerem através das listas de discussão da correspondente distribuição. Existe distribuições para vários tipos de usuários, por exemplo, para iniciantes, especiais para crianças, de propósito geral, LiveCD, para computadores antigos, de propósito especial e até mesmo para deficientes visuais.
Ubuntu
É uma distribuição para iniciante, é um sistema baseado no Debian, patrocinado pela Canonical Ltd, o que o diferencia do Debian são suas versões lançadas semestralmente, por disponibilizar suporte técnico nos 9 meses seguintes ao lançamento de cada versão, as versões para desktop e servidor recebem 5 anos de suporte. Esse sistema tem como objetivo oferecer um sistema que qualquer pessoas possa utilizar sem dificuldades.
Algumas Características:
• A cada ano é lançada duas versões.
• Usabilidade.
• Acessibilidade e internacionalidade, permitindo a utilização do sistema pelo maior número de pessoas possível.
• O Ubuntu cabe em um único CD.
Pandorga GNU/Linux
É uma distribuição educacional criada em 2006 especialmente para crianças, pré-adolescente e escolas de ensino infantil e fundamental. Sendo seu propósito fazer do laboratório de