Tecnologia na sociedade
As mudanças tecnológicas possibilitam transformações em toda a estrutura social, desde economia até nas interações pessoais. No caso da comunicação, essas significativas mudanças interferem e influenciam em todas as áreas das ciências humanas.
As principais geradoras das técnicas aplicadas às comunicações são as áreas militar e econômica. De acordo com o autor, estas ocupam um lugar muito importante na vida do homem moderno. A luta por ela está relacionada com o poder de transformar a natureza a seu favor e com a acumulação de poder. A técnica constitui uma forma material das atividades humanas e da ciência. Quando se avança no seu desenvolvimento, as transformações são tantas, que a sociedade desestabiliza-se parcialmente, aparecendo algumas manifestações de resistência.
No texto encontra-se o desenvolvimento da técnica e suas variadas formas ao longo da história, além da sua análise. De acordo com o autor, sempre há desafios a superar quando outros são solucionados. O detentor da técnica ganha sempre mais força, e as desigualdades são intensificadas.
A ciência e a técnica são apresentadas de maneira relacionada. Demonstrando como seu conhecimento e sua associação produzem e desenvolvem a tecnologia. Segundo o professor, com o grande acesso técnico às mídias sociais, o modo de vida das pessoas é fortemente atingido, tomando novas dimensões. Os sistemas de comunicação são capazes de fornecer informação para qualquer parte do mundo a qualquer momento. A informação é o principal produto e objetivo da sociedade atual, sendo o principal alimento do sistema econômico.
O texto é indicado não só para estudantes da área de comunicação, como também para todos aqueles que interessam-se por