Tecnologia na escola
A necessidade de transformar a sala de aula tem levado a maioria das escolas públicas e privadas ao uso de novas tecnologias e ao repensar de metodologias na tentativa de construir um currículo que contemple os interesses dos alunos e as mudanças globais que ocorrem tão rapidamente.
Tomando-se a aprendizagem sob uma perspectiva construtivista, é fundamental uma interação entre o sujeito e o objeto de seu interesse. Dessa forma uma nova concepção pedagógica se faz necessária, já que o aprender não está centrado no professor, mas no aluno, e sua participação determina a construção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades cognitivas. O trabalho individual, fomentado tradicionalmente, dá lugar ao trabalho em equipe o qual promove o compartilhamento das idéias e das experiências. Além disso, o aprendizado já determinado pelo professor no modelo antigo de educação é substituído pela necessidade de aprender a aprender, desenvolvendo-se, assim, habilidades para a era da informação.
Pressupondo-se que a possibilidade de interagir com outros sujeitos seja o fundamental papel do uso da tecnologia na escola, as tecnologias utilizadas pelos professores e alunos são os computadores que são utilizados para fazer pesquisas, produção de textos, navegarem na internet, construção de projetos, planos de aula e planejamentos em geral. Temos filmadora e câmera digital para tirar fotos dos alunos em aula, parquinho, festividades, passeios, dramatização na escola, fotos para formatura e eventos escolares em geral. Temos televisão e DVD para assistirmos programação de vídeos e aulas expositivas, sendo que cada turma tem seu horário pré-determinado; temos data show para utilização em reuniões, aulas expositivas e eventos em geral; temos aparelhagem de som completo com mesa, caixas e microfones; temos também uma copiadora com cotas de cópias estabelecidas para cada professor.