Tecnologia limpa
Ano IX - No 42 - Março/Abril 2000
PRODUÇÃO E TECNOLOGIAS LIMPAS
Há empresários que ainda encaram as questões ambientais como restritivas às suas relações comerciais e as pressões públicas como contrárias aos interesses das companhias. Todavia, produtos e processos de produção, com maior responsabilidade ambiental, constituem parte das novas estratégias competitivas utilizadas por empresas vencedoras para interligar as questões ambientais às decisões de negócios.
Aos desavisados, não habituados à terminologia dos ecologistas, vale ressaltar que Produção Limpa representa o modelo de excelência, pelos critérios e princípios propostos. QUESTÃO DE PRINCÍPIO
O princípio da prevenção da poluição determina que a geração de resíduos perigosos seja evitada na fonte, a partir de reorientação do processo e produto, de técnicas de reutilização, reciclagem e reaproveitamento de materiais e co-produtos, da extensão da vida útil, do retorno garantido de embalagens e de produtos ao final de sua vida útil e outras estratégias recomendadas pelo Ecodesign — o design com responsabilidade ambiental, em que o ônus da prova da segurança cabe ao produtor e não à sociedade.
Assim sendo, o princípio democrático cria o direito de acesso público às informações sobre segurança e risco de processos e produtos, manejo de matériasprimas, consumo de água e energia, processo de destinação de resíduos e restos de produtos. Historicamente, os órgãos de proteção ambiental têm baseado suas ações em programas e políticas de fiscalização, prevenção e controle das fontes de geração de poluentes, uma vez que esta geração era considerada como uma conseqüência dos processos industriais produtivos.
Informativo da Fundação Carlos Alberto Vanzolini
Departamento de Engenharia de Produção - Escola Politécnica - USP
BOLETIM FUNDAÇÃO VANZOLINI
Ano IX - No 42 - Março/Abril 2000
PROGRAMAS DE PREVENÇÃO
A exemplo do que já vem ocorrendo em outros