Controle financeiro
Hoje com o grande aumento da concorrencia, as organizações precisam obter um controle cada vez maior do recursos existentes, assim como torna-los disponíveis, calcular prazos e organizar as necessidades, pois apenas com um certo nível de controle uma empresa é capaz de gerar riquezas e valores aos seus produtos ou serviços, desta forma gerando competitividade e se destacando em seu nicho de mercado.
Em uma visão mais aprofundada sobre os sistemas de controle podemos apontar o controle financeiro que pode ser tratado como um dos mais importantes para qualquer tipo de organização. Partindo do princípio que uma organização que não se enquadrada dentro de uma ONG ou organizações do governo, seu principal objetivo é gerar lucro para seus acionistas ou empreendedores, no quesito controle todas empresas caminham para o mesmo rumo, pois todas prescisam de capital para se manter.
Certas organizações por pertecerem a grupos mais específico necessitam de um controle de seus recursos cada vez maior, direcionando-os para honorários de funcionários ,pagamento de contas referente a gastos da empresa e outras contas. Desta forma as organizações que não se programarem e estarem em dia com os recursos que tem que disponibilizar para se manter corre grande risco de perder grande parte de seu património, e para o auxilio, o empreendedor conta com o planejamento e controle das finanças da organização de modo a sanar possíveis causas de insolubilidade e falta de liquidez da empresa.
No caso de empresas de capital aberto, as famosas “SA”, se na mesma não houver uma controle rígido dos recursos financeiros, haverá sérios problemas para os investidores depositarem confiança e capital na organização. Dentro desse contexto hoje uma organização que não obedeça os padrões de controle de suas finanças teoricamente está excluida do mercado em que atua, pois esse segue uma série de exigências que define em qual possição que uma empresa está, e, dentro