Controle financeiro
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO E ANÁLISE DE DESEMPENHO FINANCEIRO
PROFESSORA LÍVIA PIRES
CONTROLE FINANCEIRO
FAXINÃO SERVIÇOS GERAIS LTDA.
Leon Dias Souza Tarradit
Vanessa Ferraz Durão Corrêa
Vinicius Sibanto Buna Wellington Oliveira de Azevedo
Rio de Janeiro, fev. 2012. 1.0. Controle Financeiro – Definições
Controle financeiro é o conjunto de medidas tomadas ao longo do tempo a fim de controlar e analisar a condição financeira da empresa, a partir dos dados patrimoniais e da situação do fluxo de caixa, ou seja, trata-se de um instrumento para análise e correção de todas as atitudes que levam à entrada e saída de dinheiro. O controle das finanças da empresa possibilita que a organização tenha consciência da situação financeira real em que se encontra. Isto é, significa saber qual é o melhor momento para se realizar investimentos ou não. O processo de controle financeiro e fluxo de caixa baseiam-se no princípio de registro de contas. Então, primeiro devemos providenciar o registro das contas a pagar e a receber, registro de caixa das entradas e saídas, controle de estoque, controle bancário. O controle e uma boa gestão financeira permitem a manutenção da liquidez que significa que os recursos que entram no caixa da empresa serão suficientes para pagar seus compromissos.
Citam-se algumas das decisões tomadas pelos empreendedores que podem trazer impactos positivos e negativos para a empresa:
A) Decisões que acarretam impactos positivos:
* Redução de estoques de materiais ou de mercadorias (estoques excedentes). * Redução dos prazos de recebimentos de vendas, mediante aumento das vendas à vista e ações efetivas de cobrança e melhoria no crediário para reduzir os valores em atrasos com as vendas a prazo. * Aumento de prazos para pagamentos aos fornecedores. * Entrada de novos recursos no caixa, mediante integralização de capital dos sócios e de vendas à