TECNOLOGIA HOJE,SEGUNDO MILTON SANTOS
AS NORMAS E O TERRITÓRIO
Milton Santos faz uma breve introdução afirmando que a principal forma de relação entre o homem e o meio é dada pela técnica, e que as técnicas “são um conjunto de meios instrumentais e sociais, com os quais o homem realiza sua vida produz e ao mesmo tempo cria espaço.”
OS OBJETOS, HOJE
Vivemos o tempo dos objetos, o que significa, "que vivemos segundo o seu ritmo e sua incessante sucessão" . É assim que o espaço está sempre mudando em sua fisionomia, em sua estrutura, em suas aparências e em suas relações. Há uma rapidez de sua substituição. Estes mesmo recentes são rapidamente trocados, revalorizados ou desvalorizados.
Atualmente estamos cercados de objetos técnicos, cuja produção tem como base intelectual a pesquisa e não a descoberta ocasional, a ciência e não a experiência. Antes da produção material, há a produção científica. Na verdade, trata-se de objetos científico-técnicos e, igualmente, informacionais.
-O objeto é científico graças à natureza de sua concepção, é técnico por sua estrutura interna, é científico-técnico porque sua produção e funcionamento não separam técnica e ciência. E é também infor-macional porque, de um lado, é chamado a produzir um trabalho preciso - que é uma informação - e, de outro lado, funciona a partir de informações. Na era cibernética que é a nossa, um objeto pode transmitir informação a outro objeto. ainda que o homem não esteja ausente, ao menos no início do processo.
Aliás, os objetos são eles próprios informação: e não apenas movidos pela informação. Um exemplo banal: aquele barbeador, que somente funciona com um tipo de corrente, dispõe de uma informação específica, levando a que ele se recuse a responder a um estímulo diferente daquele para o qual foi fabricado. São objetos programados. Um objeto técnico nasce porque uma série de operações intelectuais, técnicas, materiais, sociais e políticas convergem para a sua produção.
É o resultado de um encontro, uma