Tecnologia em logistica
Os diferentes modos de transporte deverão funcionar como peças de um puzzle, que se encaixam harmoniosamente
Rui Rodrigues
Site: www.maquinistas.org (Ver Opinião)
Email rrodrigues.5@netcabo.pt
Data: Público, 15 deNovembro de 2004
2
TRANSPORTE INTERMODAL
REDES DE TRANSPORTE
O transporte pode ser considerado como um sistema constituído pelas infraestruturas, pelos veículos e pela respectiva exploração. Existem vários modos de transporte como seja o marítimo, o rodoviário, o ferroviário e o aéreo. Todos possuem uma rede que, no caso da rodovia, é constituída pelas auto-estradas e estradas convencionais, enquanto a ferrovia é servida pela rede convencional, suburbanos e Alta velocidade. Cada uma destas redes é organizada por nós que, na ferrovia, são as estações, no marítimo são os portos e no aéreo são os aeroportos. Os nós podem ser considerados como pontos onde é possível mudar de rede.
Os diferentes sistemas de transporte devem promover ao máximo, a coordenação dos seus modos e respectivas redes. Para que tal seja melhorado, é necessário interligar todos os seus nós.
NOTA
As redes de transporte mais eficientes serão aquelas que permitam tirar partido, de uma forma integrada, das vantagens que cada modo de transporte apresenta, reduzindo, assim, os custos económicos, os ambientais, e devendo, simultaneamente, ser conjugadas com políticas que invistam num correcto ordenamento do território.
O nosso país deveria possuir um sistema integrado de transportes que teria, como principais objectivos, a ligação dos sectores produtivos, entre si, aos grandes centros de consumo e uma eficaz acessibilidade a todo o território.
Uma boa rede de transportes é uma condição necessária para o desenvolvimento do país; contudo não é suficiente.
3
INTERMODALIDADE. CONCEITOS
O transporte intermodal representa o movimento de mercadorias que utiliza dois ou mais modos de transporte, sem manipular a mercadoria nos intercâmbios de modo.