Tecnologia em gestão de recursos humanos
Questão 1:
É muito importante entender que a diferença entre microeconomia e macroeconomia não está no tamanho, mas no grau de agregação. Exemplo: ao estudar o que João decide fazer com seu salário, eu estou fazendo uma análise _____________; ao estudar o nível de renda e desemprego da cidade onde João mora, eu estou fazendo uma análise __________________. E se eu estivesse analisando o nível de desemprego do bairro onde João mora? A análise seria _________________? Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Alternativas
1 - Macroeconômica; Macroeconômica; Macroeconômica.
2 - Microeconômica; Macroeconômica; Macroeconômica.
3 - Macroeconômica; Microeconômica; Macroeconômica.
4 - Macroeconômica; Microeconômica; Microeconômica.
5 - Microeconômica; Microeconômica; Microeconômica.
Sua resposta
2 - Microeconômica; Macroeconômica; Macroeconômica.
Resposta gabarito
Microeconômica; Macroeconômica; Macroeconômica.
Comentário do gabarito
Comentário
A resposta correta é a alternativa "B", cf Web Aula I, Unidade II. Ao estudar o que João decide fazer com seu salário, eu estou fazendo uma análise microeconômica; ao estudar o nível de renda e desemprego da cidade onde João mora, eu estou fazendo uma análise macroeconômica. Ao analisar o nível de desemprego do bairro onde João mora a análise continua sendo macroeconômica, pois não estou estudando indivíduos, mas um conjunto de famílias, de forma agregada.
Questão 2:
Conhecendo um pouco mais sobre as políticas macroeconômicas, que podemos chamar simplesmente de “políticas econômicas”, como são popularmente conhecidas, o governo tem quatro grandes objetivos de política econômica:
I – Aumento do desemprego e diminuição do crescimento econômico;
II – Aumento da inflação (evitar aumento generalizado dos preços);
III - Equilíbrio nas contas externas (buscar saldo positivo nas transações com o exterior);
IV - Justa distribuição da renda.
Em relação aos