Tecnologia de Materiais - Ferro Fundido
A matéria prima do ferro fundido é o ferro gusa. A obtenção do Ferro Fundido acontece através da fundição do minério de ferro utilizando-se carvão vegetal ou coque, a fim de elevar os níveis de carbono. Essa fundição permite separar a escória do Ferro. A definição é: o termo genérico utilizado para as ligas Ferro-Carbono nas quais o conteúdo de Carbono excede o seu limite de solubilidade na Austenita na temperatura do eutético. A maioria dos ferros-fundidos contém no mínimo 2% de carbono, mais silício (entre 1 e 3%) e enxofre, podendo ou não haver outros elementos de liga.
Tipos Ferro Fundido Branco:Uma superfície de fratura desta liga tem aparência branca e, por isso é chamada de Ferro Fundido Branco. O Ferro Fundido Branco é extremamente duro e frágil, a ponto de ser praticamente impossível usiná-lo.
Ferro Fundido Maleável:Ao aquecer o Ferro Fundido Branco a temperaturas entre 800 e 900ºC por um período de tempo prolongado e sob atmosfera neutra, faz-se com que a cementita se decomponha, formando grafita. A grafita formada tem o aspecto de aglomerados ou nódulos envoltos por uma matriz de ferrita ou perlita.
Ferro Fundido Cinzento:Em termos mecânicos, o Ferro Fundido Cinzento é considerado fraco e frágil sob tração. Resistência e ductilidade são muito maiores sob carga de compressão. Apresentam boa usinabilidade e grande capacidade de amortecer vibrações. Ferro Fundido Nodular: O Ferro Fundido Dúctil tem características mecânicas que se aproximam do aço. Devido à matriz em volta das esferas de grafita ser contínua, esse material apresenta-se Dúctil e resistente em relação ao Ferro Fundido Cinzento.
CLASSIFICAÇÃO
Ferro fundido cinzento
Ferro fundido nodular
Ferro fundido maleável de núcleo preto
Ferro fundido maleável de núcleo branco