Tecnologia de gestão
Toda empresa passa por dificuldades, e tem que utilizar das novas ferramentas de gestão que o mercado nos oferece. E essas ferramentas são as seguintes: terceirização de serviços, Benchmarking, Open-Book Management (Gerenciamento com o Livro Aberto); Reengenharia, Empowerment, Sistema de Informações Gerenciais-SIG,Balanced Scorecard-BSC de Seis Sigmas.
A terceirização é um hoje um desafio para as empresas públicas e privadas brasileiras, que buscam reduzir seus custos de produção com vistas a aumentar sua produtividade gerando emprego e renda. Este processo em uma empresa deve levar em conta diversos fatores de interesse, tais como a redução de custos e principalmente o foco na sua atividade-fim. A terceirização precisa estar em conformidade com os objetivos estratégicos da organização, os quais irão revelar em que pontos ela poderá alcançar resultados satisfatórios.
O Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas "companhia-a-companhia" para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.
E como a competitividade mundial aumentou, as empresas foram obrigadas a aprimorar seus processos, produtos e serviços, visando oferecer alta qualidade com baixo custo e assumir uma posição de liderança no mercado onde atua. Na maioria das vezes o aprimoramento exigido, sobretudo pelos clientes dos processos, ultrapassa a capacidade das pessoas envolvidas, por estarem elas presas aos seus próprios paradigmas.
Com toda esta competitividade e visando reverter o quadro de fracassos e falências nas empresas, surgiu nos anos 80 a gestão com livro aberto, criada por Jack Stack, um modelo de gestão com transparência total.
A gestão com livro aberto pode ser definida como uma ferramenta radical, pois é necessária uma