Tecnologia de Fabricação de Leite Condensado
Centro de Ciências Exatas
Departamento de Tecnologia de Alimentos
TAL 446 – Tecnologia de Produtos Lácteos Concentrados e Desidratados
TAL 446 – Tecnologia de Fabricação de Leite Condensado
Carlos Henriques - 66720
Daiene S. da Costa - 66701.
Viçosa - MG
1. Introdução:
O leite condensado é um produto derivado do leite, obtido através da concentração parcial do leite adicionado de açúcar. Rapidamente o produto caiu no gosto popular da população brasileira podendo ser consumido puro ou como ingrediente de outros alimentos como sonhos, bolos, pudins e doces em geral.
A história do leite condensado se inicia em 1852 quando o norte americano Gail Borden viajava de navio. Como o leite fresco possui uma curta durabilidade, era necessário levar vacas nos navios para os navegantes pudessem tomar leite fresco. Durante a viagem de Gail Borden a vaca faleceu, o que causou a morte de várias crianças devido a falta de leite. A partir daí Borden estudou uma solução em que pudesse conservar o leite por mais tempo. Depois de várias tentativas, Borden acrescentou açúcar e desidratou o leite. Esse leite desidratado dependendo do processo poderia ser leite em pó ou leite condensado (Paulo Cunha,2005;Marizinha Fernandes,2008).
No início o leite condensado não foi muito aceito pelos norte-americanos, principalmente por ser muito doce e não ser leite fresco. Porém menos de 10 anos depois começou a ser consumido pelos soldados norte-americanos durante a guerra da sucessão (Paulo Cunha,2005).
No Brasil, o leite condensado chegou por volta do ano de 1890. Inicialmente o produto era vendido em farmácias e consumido principalmente por crianças que preferiam o produto doce ao leite fresco. Tempos depois, após campanhas de reposicionamento do produto, o leite condensado chegou à cozinha, como ingrediente para o preparo de doces. O alimento ganhou então uma força extraordinária entre as donas-de-casa e se transformou em presença