Tecnologia De Componentes Cola
Os benefícios de componentes de software são múltiplos:
Um componente é mais generalizado e independente da aplicação. Os componentes podem ser reutilizados de uma variedade de contextos. Componentes individuais podem ser feitos sob medida para atender às necessidades específicas, enquanto os já existentes podem ser personalizados para atender a essas exigências. Vários componentes podem ser montados para formar um sistema que funcione.
Upgrades de componentes individuais acabar com o problema de atualizações maciças como feito em sistemas monolíticos
Os componentes podem viver em qualquer lugar em uma rede - em computadores mais adequados para executá-los - com base nas funções dos componentes proporcionam. Usando padrões sistema de computação distribuída, como CORBA, Java RMI e EJB, e da Microsoft COM / 3DCOM, os componentes podem ser distribuídos entre os computadores da rede da empresa.
Tecnologia de componentes
O desenvolvimento de sistemas baseados em componentes bem como o desenvolvimento dos próprios componentes de código é viabilizado através do uso das diferentes tecnologias de componentes.
Atualmente, os principais modelos de componentes disponíveis são:
CMM (CORBA Component Model) do OMG (Object Management Group).
DCOM (Distributed Component Obejct) e COM/COM+ (Component Object Model) da Microsoft.
JavaBeans e Entreprise JavaBeans (EJB) da Sun.
Enterprise Java Beans (EJB)
Enterprise Java Beans (EJB)e uma arquitetura de componentes para desenvolvimento de aplicações JAVA Server-side, muiti-tier, distribuídas, seguras, portáteis, escaláveis e orientadas a objetos. Esse permite o desenvolvimento mais rápido e simplificado de aplicações distribuídas, pois ele possui controle de transação e persistência deixando o desenvolvedor mais focado em pensar nas regras de negócio.