Tecnologia da Informação
1. Diagrama de casos de uso.
Este diagrama existe para auxiliar no levantamento e na análise dos requisitos em que são determinadas as necessidades do usuário e na compreensão do sistema como um todo. Serve de base para a maioria dos diagramas. O Diagrama de casos de uso apresenta uma linguagem simples e de fácil compreensão, para que os usuários possam ter uma ideia geral de como o sistema irá se comportar. Ele procura identificar os atores, usuários e softwares que interajam com o sistema.
2.Diagrama de Classes.
Este é um dos diagramas mais utilizados e um dos mais importantes da
UML. Ele define a estrutura das classes utilizadas pelo sistema, determinando os atributos e métodos obtidos por cada classe, além de estabelecer como as classes se relacionam e trocam informações entre si.
3.Diagramas de Objetos.
Este diagrama está amplamente associado ao Diagrama de classes, podemos dizer que este diagrama é praticamente um complemento do
Diagrama de Classes. O Diagrama de objetos fornece uma visão dos valores armazenados pelos objetos das classes contidas em um Diagrama de Classes em um determinado momento da execução de um processo.
4. Diagrama de Estrutura Composta.
Este é utilizado para modelar colaborações. O termo estrutura desse diagrama refere-se a uma composição de elementos interconectados, representando instâncias de tempo de execução que colaboram, por meio de vínculos de comunicação em atingir algum objetivo comum.
5. Diagrama de sequência.
Este diagrama preocupa-se com a ordem temporal em que as mensagens são trocadas entre os objetos envolvidos em um determinado processo.
Um Diagrama de Sequência costuma identificar o evento gerador do
processo modelado, bem como o ator responsável por este evento e determina como o processo deve se desenrolar e ser concluído por meio do envio de mensagens que em geral disparam métodos entre os objetos.
6. Diagrama de comunicação.
As informações mostradas