Tecnologia da Informação
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
PROFESSORA: MARIA PAULA
ALUNA: PAMELLA COTIAS DA SILVA
CURSO: PEDAGOGIA
O mundo está em constante transformação, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem acelerado essas mudanças.
Hoje, o aluno tem mais acesso a informação. Há muito conhecimento pronto na internet e eles fazem uso da fórmula mágica de copiar e colar. Muitas vezes sem se quer ler o que estão copiando.
Esses nativos da era digital estão completamente adaptados a toda essa tecnologia.
Diante dessa realidade, novos desafios têm sido postos a escola. A escola precisa se adaptar a essa realidade deixando a perplexidade de lado e fazer uso dessas ferramentas e recursos em favor da educação.
Essa transição não será fácil, pois tira o Educador do centro e coloca o aluno como protagonista do aprendizado. O professor passa a atuar como um mediador da aprendizagem, a educação passa a acontecer de maneira colaborativa.
O professo pode aproveitar esses recursos para despertar a curiosidade e o interesse do aluno na busca do conhecimento e construção de sua aprendizagem. O professor atua interagindo, motivando e ajudando o aluno a refletir, analisar e criticar toda a informação a que tem acesso.
Dentro dessa proposta o google drive é uma ferramenta que pode facilitar essa caminhada. Pois permite uma interação entre os alunos e o professor, eles podem criar textos coletivos onde a colaboração e atuação de todos é reconhecida e valorizada. Permite ainda o compartilhamento dessas informações e acesso de qualquer lugar em que se tenha acesso a internet.
O professor pode direcionar uma pesquisa, indicando as fontes onde gostaria que os alunos pesquisassem e após o aluno conhecer aquela informação. Pode falar a respeito do assunto, de que maneira aquele assunto se aplica e contextualiza com a sua realidade e ainda conhecer a opinião de seu colega, a sua visão a respeito da informação e tudo isso junto num mesmo texto, construído em conjunto pelos