caso concreto 1,2, 5 e 14 de Sociologia Juridica
Segunda escola- Abordagem evolucionista –Adota uma pesperctiva interna com relação ao sistema jurídico.A sociologia jurídica deve ter uma participação efetiva na elaboração, no estudo e na aplicação do direito . Entende-se que o jurista sempre faz um juízo de valores e nunca interpreta e aplica a lei de forma pura.Levando em conta o todo envolvente.
QUESTÕES OBJETIVAS
b) Histórica e Racionalista
CASO CONCRETO 2 R: Podemos destacar entre as ações empregadas: A aprovação, no Senado, do projeto de lei de mediação do senador Ricardo Ferraço, PL 517/2011 que visa o encaminhamento dos conflitos para mediação judicial e esta passa a ser um desdobramento natural da propositura da demanda, ressaltando que os mediadores podem ser servidores ou não e que caso não sejam, devem ser remunerados, gerando oportunidade de trabalho e celeridade na composição dos conflitos. Outra ação empregada foi a organização do curso básico de mediação judicial que qualificou 2 mil alunos em todo o Brasil, ressaltando que o curso formou profissionais e evidenciou que mediar é um grande esforço para tanto as partes como para o mediador.
QUESTÕES OBJETIVAS
a) autoritário e judicial
CASO CONCRETO 5
a) Como são escolhidos os desembargadores dos Tribunais de Justiça dos Estados?
RESPOSTA: Há duas formas de se formar desembargador.
Quatro quintos são escolhidos entre os magistrados do próprio Tribunal de Justiça, levando-se em conta a antiguidade e merecimento, o restante, ou seja, um quinto das vagas são distribuídas meio a meio entre os membros do Ministério Público e da OAB. Esses órgãos confeccionam um lista com seis nomes e submetem ao Tribunal de Justiça que resumem a uma lista com três nomes de cada órgão e encaminham ao Governador para que escolha um de cada lista.