Tecnologia da informação
SI: Sistemas de informação, abrange questões relacionadas ao fluxo de informação, pessoas e suporte.
Assim percebe-se os diversos elementos de TI e de SI, que envolvem a estrutura desenvolvida no gerenciamento da informação nas empresas, percebemos que essa estrutura constitui- se de pequenos elementos e vários subsistemas que se relacionam e compartilham recursos integrados.
As organizações precisam de informação e conhecimentos, para auxiliar os seus processos decisórios e a sua gestão. Isso se mostra pelo atual cenário, em que as empresas enfrentam um mercado altamente competitivo, globalizado e turbulento.
Por meio de decisões e ações de seus gestores, as organizações, em constante mutação, notam a necessidade de realizar reestruturações, reorganização de processos, flexibilidade de ações, adaptações e modificações de ordem política, social e econômica, para continuarem presentes e crescentes no mercado de negócios.
A gestão de TI e do SIG desempenham fundamental papel nos processos de tomada de decisões em uma organização.
Estrutura organizacional: Os componentes de TI são partes integrantes da organização, alem de outras. De fato, os SI devem apoiar todos esses elementos de forma a oferecer suporte nas transações existentes nessas relações. Dessa forma as organizações destinam partes do orçamento para compra e melhoria dos elementos tecnológicos; pode- se sugerir que os investimentos sejam direcionados aos diversos componentes de forma a atender as necessidades.
O’ Brien mostra que os SI desempenham três papeis vitais em qualquer tipo de organização:
- Suporte nos processos operacionais
- Suporte na tomada de decisões de seus funcionários e gerentes
- Suporte nas estratégias para ganho de vantagem competitiva