Tecnologia da informação
Problemas causados em uma linha de produção.
Indústria de bijuteria que tem problema na produção de peças, custo, estoque, administrativo.
Antes mesmo de produzir tais peças, a empresa não tinha perspectivas de mercado.
Produzia se muito para estoque, sem uma meta adequada de produção.
As produções de peças eram feitas até mesmo sem a autorização da administração, feita para estoque, e neste processo de produção ‘desenfreada’, havia muita perda de matéria prima e acabava até mesmo gerando horas extras e custos altos e indevidos.
Não havia uma programação de produção, não havia reunião para tentar ao menos resolver os problemas chamados ‘corriqueiros’.
As entregas dos pedidos tinham datas a ser cumpridas, mas quase nunca eram cumpridas, gerando multas e quando não a devolução desta mercadoria, ou seja, encaminhava os produtos já com atraso para o cliente, e este mesmo cliente sendo muito rigoroso e claro, com sua razão, devolvia todo o produto (mercadoria).
CONTROLES INTERNOS DA PRODUÇÃO PARA EVITAR FRAUDES, ERROS E INEFICIÊNCIAS.
SEQÜÊNCIA DE CONTROLES INTERNOS DA
PRODUÇÃO
PROGRAMAÇÃO DE PRODUÇÃO
Programação de Produção Mensal ou para um determinado período:
- a Diretoria de Produção, Diretoria Geral, Diretoria de Vendas, através de índices confiáveis (históricos, projeções, comportamento das vendas em períodos anteriores, pedidos especiais de clientes) determinam qual será a produção do mês.
- através da Programação de Produção, o Setor de Produção informa, ao Estoque de Matérias-Primas, a quantidade de matéria-prima a ser consumida no mês ou no período. O Estoque de matérias-primas por sua vez, emite a requisição de compra das matérias-primas ao Setor de Compras.
ORDEM DE PRODUÇÃO
A Ordem de Produção deve ser autorizada pela Administração da empresa ou se existindo a Programação Mensal de Produção, serve esta como autorização.
Deve conter:
- data
- numeração sequencial
- quantidade a ser produzida e