Teste
Inglaterra e Escócia disputam partida em Glasgow, em 1872 ampliar Tamanho da letra
Guilherme Costa - São Paulo postado em 20/03/2009 15:26 hatualizado em 02/04/2009 10:02 h
Começo elitista e amadorMuito se fala, mas pouco se sabe sobre a origem do futebol no Brasil. O que é certo é que em 1894 o paulistano Charles Miller trouxe ao país um jogo de uniformes e um objeto esférico inflável, que os ingleses chamavam de “ball”. Daí, Miller começou a difundir o esporte no país inteiro, tornando-o paixão nacional em menos de 30 anos. Para muitos historiadores, entretanto, o futebol chegou ao Brasil bem antes de Miller, através de marinheiros ingleses cujos navios aportavam em nossas terras. O ano de 1874 é o mais citado como o “apito inicial” do futebol no Brasil: o local foi a praia da Glória, no Rio de Janeiro, para uma apresentação a ninguém menos do que a princesa Isabel.
As datas começam a ser mais precisas no dia 13 de maio de 1888, quando a mesma princisa Isabel assinou a Lei Áurea, que eliminou a escravatura no Brasil. Coincidentemente, no mesmo dia, nascia na elite paulistana o primeiro clube esportivo do país, o São Paulo Athletic Club, que se tornaria, em 1902, o primeiro campeão paulista. O futebol não era a principal atividade do clube, mas sim o críquete, outro esporte bretão.
Pouco depois, aos 20 anos, Charles Miller voltou de uma temporada de estudos na Inglaterra carregando um par de chuteiras, uma bola, uma bomba para enchê-la e o livro de regras do esporte - que, por sinal, pouco mudaram desde então. Em menos de um ano, partidas começaram a ser disputadas nas várzeas paulistanas. A primeira de que se tem notícia aconteceu num domingo, 14 de abril de 1895, e antes da virada do século o Brasil já estava apaixonado pelo “football”. Nasceram, daí, os primeiros clubes. Muitas agremiações tradicionais, como o Flamengo