O olhar da pesquisa em educação sobre a multidimensionalidade subjacente às práticas pedagógicas
1479 palavras
6 páginas
Ao propor o colóquio — "L'interdisciplinarité et les savoirs à enseigner: quelle compatibilité? A quelles pratiques recourir?"1 —, Ivani Fazenda nos convida para uma nova visão do processo educativo escolar a partir do diálogo entre as três formas de conhecer que envolve a interdisciplinaridade: saber, saber-fazer e saber-ser. Essa proposta de reflexão que coloca na ordem do dia um repensar as práticas pedagógicas nos interpela exatamente quando ela questiona: “à quelles pratiques reccourrir?”.2 É no sentido de refletir sobre esta questão que propomos o presente texto. Este tem por objetivo discutir as práticas pedagógicas escolares a partir do ponto de vista das pesquisas científicas, ou seja, de como elas consideram a multidimensionalidade que é subjacente às práticas. As reflexões apresentadas neste texto se inscrevem numa pesquisa mais ampla desenvolvida pelo Centro de Pesquisa sobre a Intervenção.Educativa (Crie), intitulada "As pesquisas sobre as práticas pedagógicas efetivas no pré-escolar e no primário: olhar crítico de suas contribuições para a elaboração de um referencial de formação profissional". Esta pesquisa consistiu numa análise crítica dos estudos empíricos realizados sobre a prática pedagógica e publicados na documentação científica francófona e anglófona. Para efeito deste texto, consideraremos somente um dos cinco eixos que figuraram no estudo, a saber: "dimensões da prática pedagógica".
A pesquisa em educação e a multidimensionalidade da prática pedagógica
A pesquisa em ciências da educação voltada para o estudo da prática pedagógica começou há mais de um século, mas é principalmente a partir da Segunda Guerra Mundial que os trabalhos ganharam força e se multiplicaram.
Nesta trajetória, várias investigações, diferentes olhares, numerosos objetos e metodologias tentaram — e tentam — dar conta deste campo às vezes pensado como uma arte, outras vezes como uma ciência, uma técnica ou mesmo como uma interação. Apesar desta historicidade