Tecnologia da informação
1.
Introdução
1.1
Motivação e justificativa
O conceito de qualidade tem evoluído desde quando f oi introduzido. As mudanças que ocorreram, na última década, nas áreas de qualidade e produtividade foram extremamente relevantes. As razões dessas mudanças foram a forte concorrência entre as empresas, tanto nacionalmente como internacionalmente, e a queda da s barreiras comerciais, quando os grandes blocos comerciais começaram a surgir, devid o à consolidação da qualidade dos produtos e serviços, como um fator-chave para a sob revivência das empresas. Os clientes começaram a exigir mais qualidade nos produtos e se rviços por um preço mais baixo e sua opinião tornou-se crucial (PINTO, CARVALHO e HO, 2
008).
Atualmente muitas empresas vêm implementando um sis tema de gestão da qualidade para se tornarem competitivas, pois assim podem ter um planejamento e fazer um controle dos produtos ou serviços oferecidos, um controle sobre a produção, e reduzir perdas com produtos fora da especificação.
Para que uma empresa possa ter um produto de qualid ade, ela deveria adquirir somente insumos de qualidade. Então, os fornecedore s também devem implementar um sistema de gestão da qualidade para que possam aten der às necessidades de seus clientes.
Segundo Nora (2003), um sistema da qualidade eficie nte é de fundamental importância para uma organização, seja ela voltada à manufatura ou uma prestadora de serviços. A sobrevivência das empresas num cenário globalizad o e altamente competitivo exige um comprometimento com o atendimento às especificaç ões, satisfação das necessidades dos clientes e melhoria contínua de todos os processos constituintes da organização.
Singh e Smith (2006) afirmam que a gestão da qualid ade possui três abordagens dominantes: •
Conceitual: promovida por diversos estudiosos e pro fissionais; •
Por prêmios: que inclui vários prêmios da qualidade e os prêmios de excelência em