tecnologia da informação
Como citado por Ryan e Jones (2009) que a Internet não é apenas um novo meio, é um novo tipo de meio, tendo-se já percebido que a interação com os utilizadores é a palavra-chave para o seu sucesso.
As compras realizadas através da Internet ainda são um ato novo e há certas inseguranças, depois que é realizada a primeira compra e esta é bem sucedida, percebemos a comodidade e a facilidade de realiza-las e esse ato aos poucos vai se tornando um hábito.
Segundo Hortinha (2001, p.73), o e-commerce pode ser definido como “o conjunto das transações comerciais de produtos e serviços efetuados através da Internet ou de outros meios digitais”.
Lance e Woll (2008, p.188),“a Internet é o sonho de qualquer anunciante. Não só porque a definição do alvo de vendas é extremamente eficiente, mas também porque pode realizar logo ali a venda, nesse preciso momento! E se fizer tudo bem, o potencial cliente apareceu porque estava efetivamente à procura do seu produto e da sua marca”.
A venda online é uma importante aliada para o vendedor, o alvo se torna eficiente, pois o comprador localiza o produto que esta procurando e com apenas um click a compra é realizada.
Contudo, para Charlesworth (2009, p.16) “o impacto da revolução digital na sociedade é particularmente evidente no modo como os consumidores atuais tomam decisões de compra”, Complementam (Kotler e Armstrong, 2008, p.84). “a tecnologia está a transferir-se do mundo mecânico para o mundo digital a Internet, os computadores, os telemóveis e as mídias sociais –, o que está a ter um impacto profundo no comportamento de produtores e consumidores”.
Como defendem Burnett e Moriarty (1998, p.37) “nos dias de hoje o que não se comunica, não existe”. Turbam e King (2004, p. 37) afirmam