Tecnologia da informação e comunicação
Este trabalho trata de conhecer diversos aspectos positivos e negativos sobre a utilização dos dispositivos de comunicação e as relações do ser humano com os mesmos. Desta forma, procura-se produzir um conhecimento sobre as tecnologias da informação e da comunicação, enfocando sobre seus benefícios e malefícios na sociedade atual. Desta forma, é importante que o profissional de serviço social possa compreender as relações sociais dentro desta chamada revolução informacional dos dias atuais. Entende-se que estas tecnologias estão colocadas ao Serviço Social exigindo dos profissionais o conhecimento e domínio sobre os mesmos.
De tal modo, este estudo contribuirá positivamente para que se tenha uma leitura de mundo mais ampla, conhecendo os meios e tecnologias da informação sob outras óticas e diferentes abordagens. O profissional de serviço social deve ter o conhecimento destes processos de informação dentro do conjunto das condições históricas e sociais vigentes. Portanto, enfoca-se a necessidade de destacar este tema considerando a sua importância.
Destaca-se, assim, que todas inovações dos meios de comunicação tem como conseqüência uma nova estrutura da vida. Portanto, há na contemporaneidade novas possibilidades e novos problemas, levando o ser humano, cada vez mais, buscar o conhecimento das novas práticas sociais, na tentativa resolver as dificuldades inerentes às relações do ser humano com a tecnologia.
Desta forma, este trabalho será realizado em quatro etapas. Onde, primeiramente, será estudado textos que explicam o contexto atual fundamentando-se principalmente nas relações do ser humano com as inovações tecnológicas. Procura-se, assim, compreender quais as modificações e a posição do homem em relação a tecnologia. Em um segundo momento, a pesquisa pauta-se nos cuidados que se deve ter com a internet. Levantando dados com a turma do curso sobre a utilização desta última e apresentando questões sobre a segurança na rede. Na terceira