Palacio do planalto
Pela primeira vez em sua história, desde que foi inaugurado, em 21 de abril de 1960, o Palácio do Planalto passou por restauração.
O processo de deterioração das instalações do prédio, quase cinquentenário, era evidente. Atento a isto, o presidente Lula tomou a decisão de fazer a reforma no início do segundo mandato.
A restauração incluiu a substituição das instalações lógica, elétrica, hidráulica e sanitária, além dos sistemas de incêndio e de ar condicionado. A fachada passou por completa restauração e foi construído um estacionamento para 500 veículos. O Palácio ganhou um sistema de reaproveitamento de águas. http://www2.planalto.gov.br/presidencia/palacios-e-residencias-oficiais/palacio-do-planalto ------------------------------------------------------------------
Após um ano e seis meses fechado para reforma, o Palácio do Planalto voltará a receber na quarta-feira (25) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao custo de R$ 111 milhões, a primeira reforma completa do edifício desenhado por Oscar Niemeyer modernizou instalações elétricas, hidráulicas e o sistema de ar condicionado. Os móveis também foram restaurados. Todos, agora, são de artistas brasileiros, com objetivo de valorizar a cultura nacional.
Segundo o secretário executivo da Curadoria do Palácio do Planalto, Cláudio Soares Rocha, foram recuperadas ou restauradas mais de 400 mesas de trabalho , entre elas duas usadas pelo ex-presidente e fundador de Brasília , Juscelino Kubitschek. Por opção de Lula , as mesas de JK não serão usadas no gabinete presidencial, mas farão parte da decoração do terceiro andar do prédio, onde fica a sala do presidente.
Rocha explicou que a nova mobília do Palácio do Planalto visa a valorizar os artistas nacionais. Segundo ele, anteriormente, a utilização dos móveis visava apenas à estética e ao conforto. “O Palácio também tem que 'vender' o País”, disse Rocha, acrescentando que os móveis estrangeiros deverão ser usados apenas em