“Desafios gerenciais para o século xxi”
“Desafios gerenciais para o século XXI” - Peter Drucker
Peter Ferdinand Drucker - considerado o pai da administração moderna - nasceu em Viena, na Austría, no dia 19 de novembro de 1909. Foi um escritor, professor e consultor administrativo de origem austríaca, sendo o mais reconhecido dos pensadores sobre efeitos da Globalização na economia em geral e em particular nas organizações; subentendendo-se a ”administração moderna como a ciência que trata sobre pessoas nas organizações”, como dizia ele próprio.
Drucker teve como seus influenciadores: Sigmund Freud, em quem se baseou para observar as relações psicológicas, humanas e de poder dentro das empresas; Joseph Schumpeter também fez parte da base de Peter, em relação a inovação e ao empreendedorismo; John Keynes, que ajudou Peter ter melhor visão em relação a economia. Com essas influências-bases, Peter escreveu diversos artigos e mais de 30 livros. Entre os livros mais recentes, está “Desafios gerenciais para o século XXI”, publicado pela editora Thomson.
Este livro trata de desafios que já estão, de certa forma, presentes no nosso cotidiano, mas serão as questões “quentes” de amanhã. É indicado para as pessoas que estão interessadas em buscar mudanças na sua atitude buscando se adaptar a esse período de transição. É uma reflexão sobre como devemos nos preparar para enfrentar os novos desafios que o século XXI está trazendo com a mudança de forças de poder do capital financeiro para o capital intelectual.
Drucker analisa os sete principais pressupostos que foram realizados por especialistas no campo da gestão, para a maior parte do século XX e mostra por que eles são agora obsoletos. Ele passa a dar oito novos pressupostos para o século 21, que são essenciais para a visualização dos papéis dos indivíduos e de gestão, tanto no lucro como nos fins lucrativos das organizações.
Nem os indivíduos nem as organizações podem ter êxito se ficar com os velhos pressupostos, de acordo