Patologia
DO ESTADO DE SÃO PAULO
MESTRATO PROFISSIONAL DE HABITAÇÃO:
TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
Patologia de Edificações
Detecção e Mitigação de Patologia em Fachada de Light Steel Frame com uso estrutural de OSB
Jorge Katchvartanian
Matricula: 40532T31hab
Letícia Monteiro Gajaca
Matricula: 40513T31hab
Tiago Augusto J. Pigozzo
Matricula: 40386T30hab
São Paulo
2011
INTRODUÇÃO
No Brasil atualmente nota-se um aumento de novas tecnologias e métodos construtivos, entre eles o Light Steel Frame. Os novos sistemas por terem sido implantados há pouco, necessitam de um tempo de maturação, pois seus métodos construtivos têm de ser "tropicalizados". Já foram publicados trabalhos nacionais que descrevem a tecnologia, seus materiais e seus métodos construtivos, como (Crasto, 2005; Freitas 2006), além da Diretriz Sinat 003 – 2010 - Ministério das Cidades. No âmbito internacional, associações e instituições, como Steel Framing Aliance, Light Gauge Steel Engineers Association, Canadian Sheet Steel Building Institute, tem várias publicações sobre o LSF (Light Steel Frame).
O Brasil tem em sua extensão continental o tamanho de sua diversidade.
A durabilidade de qualquer construção tem de ser respeitada.
A NBR 15.574-1(2008) traz em seu Anexo C, “para elementos de fachada e os elementos estruturais a VUP (Vida Útil de Projeto) mínima é de 40 anos”.
Ao trazer novos produtos para o nosso mercado, depara-se com novos problemas e patologias que devem ser estudados e divulgados.
É o caso da patologia que será descrito a seguir, que de tão inesperada causou impacto na sua descoberta. Descoberta essa que se deu por acaso, com a solicitação de uma modificação estrutural depois de um ano da edificação entregue.
Palavra Chave: Patologias em Light Steel Frame, Patologias em OSB, Fechamento de OSB em Light Steel Frame.
1. Definição da Fachada de