Tecnologia da informação como alternativa estratégica de uma empresa ou organização
13
Tecnologia da Informação como alternativa estratégica de uma empresa ou organização
Resumo
Esse artigo esclarece, de forma sucinta, a importância de se informatizar uma empresa tendo em vista, todo o processo da empresa se tornar mais ágil e organizado, ou seja, trabalhando com mais eficiência e controlando os recursos financeiros com mais precisão. Com todos os dados da área operacional informatizados, é possível resgatá-los e formatá-los para que relatórios e gráficos gerenciais possam ser visualizados e gerados, assim as decisões estratégicas podem ser feitas com mais segurança e o controle na armazenagem dos dados desde o custo e a venda até o lucro dos produtos e serviços. Dentro dos objetivos deste artigo sito o uso da Tecnologia da Informação dentro do planejamento estratégico da empresa ou organização. A metodologia é um estudo de caso.
Palavra chave: Vendas. Tecnologia. Empresa.
1.INTRODUÇÃO
A evolução dos sistemas computadorizados se deu a partir dos anos 40, quando grande parte dos esforços e custos no desenvolvimento se dava em cima dos hardwares, em razão, principalmente das limitações e dificuldades encontradas na época. À medida que a tecnologia de hardware foi sendo dominada, a preocupação se voltou, no início dos anos 50, para o desenvolvimento dos sistemas operacionais, onde surgiram então as primeiras realizações destes sistemas, assim como das chamadas linguagens de programação de alto nível e dos respectivos compiladores.
Já no início da década de 60, com o surgimento da multiprogramação foi absorvido com maior eficiência e utilidade os sistemas computacionais de forma considerável permitindo queda no preço dos hardwares.
Mesmo estando em pleno Século XXI, a informatização, para algumas empresas, ainda é vista como desnecessária e custo muito alto, e acham que com ela surge um problema que antes não existia. Antigamente os chamados CPD (Centro de Processamento de Dados) eram verdadeiras fortalezas inacessíveis e