Tec de negociação
Francielly da Silva Marins RA 4573905062
Simone Alves Marques RA 4932921000
Simone daCosta Carvalho RA 4573868135
Viviane da Rosa Correa RA 4573902114
Teorias de Administração
PROFESSOR EAD: Olney Bruno da Silveira Junior
PROFESSOR PRESENCIAL: Fabiano Caillava Behlke
PROFESSOR-TUTOR ANDRÉ LUÍS NEGRETTO FLORINDO
PORTO ALEGRE/RS
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. CONCEITO E AS CARACTERÍSTICAS DA NEGOCIAÇÃO 4
2. PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO E SUAS VARIÁVEIS BÁSICAS 5
3. HABILIDADES ESSENCIAIS PARA OS NEGOCIADORES 8
4. A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E DA ÉTICA NA NEGOCIAÇÃO 9
CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS 13
Etapa 1 – Teorias da Administração
ETAPA 1:
PASSO 1 – Teorias da administração:
A palavra administração vem do latim AD – direção para, tendência e minister, comparativo de inferioridade; o sufixo ter, subordinação ou obediência, isto é, aquele que realiza uma função abaixo de outrem. Em sua origem a palavra administração significa desenvolver uma função sob o comando de outro.
O aprofundamento da Revoluçao Industrial a partir da segunda metade do sec XIX gerou inúmeras consequências para a sociedade. O aparecimento de novas tecnologias, inovações técnicas e sociais e a tendência da concentração do capital ocasionou o surgimento de grandes fabricas responsáveis por empregar em um so local, centenas de pessoas que so tinham a força do trabalho a oferecer.
Assim neste contexto, estudiosos começaram a perceber como era difícil a organização e o controle destas empresas que precisavam lidar com diversas variáveis ao mesmo tempo que buscavam garantir seus lucros.
De acordo com Beynon (1995), no inicio do sec XX empresários como Ford, dentre outros estavam com problemas com a gestão do grande numero de empregados. Desta forma nas duas primeiras décadas do século passado apareceram os