tecnologia da construção
EDIFICIO 37 PAVIMENTOS
AREA PRIVATIVA:
REFEITÓRIO
BANHEIROS
SALA DO ENGENHEIRO
ALMOXARIFADO
SALA DO TÉCNICO DE SEGURANÇA
DORMITÓRIO
NR 18.12 - Escadas, Rampas e Passarelas
Na obra existe uma passarela próxima da entrada, onde da acesso aos trabalhadores ao segundo pavimento que esta no mesmo nível da rua, onde esta sendo construído o refeitório. Essa passarela foi feita com madeira em ótimo estado não é utilizada pintura, e possui cobertura para a proteção em caso de quedas de matérias dos outros pavimentos.
Existem varias escadas provisórias, essas escadas foram feitas de madeira que utilizadas para ter acesso aos pavimentos superiores enquanto as escadas fixas estão em construção, essas escadas estão dentro da norma: NR 18.12.5.3.
NR 18.13 - Medidas de proteção contra quedas de alturas
Existem medidas de proteção em toda parte da construção, em todos os pavimentos já construídos existem guarda corpo, os vãos dos elevadores têm fechamento provisório dentro da norma, NR 18.13.3
Existe uma plataforma principal de proteção na altura da primeira laje.
Esta obra ainda esta em fase de reestruturação perante a norma NR 18, já que foi trocado seu engenheiro responsável.
NR 18.14 – Movimento de transporte de materiais e pessoas
A cremalheira segundo o Engenheiro responsável é de ultima geração e atende todas as normas da NR 18.14, servindo de transporte de pessoas.
NR 18.27 – Sinalização de segurança
O canteiro de obra visitado em relação ao aspecto que diz respeito a identificação dos locais de apoio do canteiro estão de acordo com a NR 18.27, como por exemplo, o almoxarifado, a sala do engenheiro, refeitório estão todos sinalizados. Por outro lado não havia sinalizações que indicassem as saídas, tanto que devido a essa falta de sinalização ficamos meio perdidos, pois não sabíamos qual era o caminho a percorrer.
Nem tudo estava sinalizado conforme a NR 18.27. Não havia isolamento das áreas onde ocorriam