Tecnologia da construção
Felipe Branco
Felipe Branco
2
Felipe Branco
3
Instalação do Canteiro
• Após o terreno limpo e com o movimento de terra executado • É preparado de acordo com as necessidades de cada obra, dependendo do: ▫ o volume da obra ▫ o tempo de obra ▫ distância de centros urbanos.
• Deverá ser localizado em áreas onde não atrapalhem a circulação de operários veículos e a locação das obras.
Felipe Branco
4
Fluxos
•
É preciso pensar no fluxo de materiais pela obra, prevendo ▫ trajetos feitos pelos carrinhos de mão e giricas ▫ quais os serviços que poderão causar conflitos quando excutados simultaneamente; ▫ se o estoque de materiais de acabamento não será afetado pelo tráfego de pessoas e materiais.
Felipe Branco
5
Planejamento do Canteiro
• Processamento do aço (corte/dobramento/ prémontagem)
▫ nas proximidades do estoque de aço e facilmente acessível quanto ao transporte verLcal
• Estoque de Cimento, Areia e Brita ▫ próximo à betoneira de produção de argamassa; ▫ próximo ao equipamento para transporte verLcal; ▫ próximo ao portão de materiais (se possível acessível diretamente pelo basculamento do caminhão)
Felipe Branco
6
Água
• O uso da água é intensivo na obra. Serve para preparar materiais