Tecnologia assistiva
CENTRO DE INTEGRAÇAO EMPRESA ESCOLA
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS
ROBERTA DOS S. LIBANIO
22 de Janeiro de 2013
Introdução :
Devido a limitações sensoriais, cognitivas ou físicas, algumas pessoas são impossibilitadas de acessar os recursos de hardware ou software que o mundo digital oferece. Para compensá-las, existem próteses chamadas de Tecnologia Assistiva (TA) ou Ajudas Técnicas (AT), dependendo da influência norte-americana ou européia, respectivamente. Seu conceito refere-se ao conjunto de artefatos disponibilizados às pessoas com necessidades especiais, que contribuem para proporcionar-lhes uma vida mais independente, com mais qualidade e possibilidades de inclusão social.
1) TECNOLOGIAS ASSSITIVAS
Como já mencionado, algumas pessoas precisam utilizar auxílios para ter acesso ao computador e, consequentemente, à internet. Esses dispositivos/programas são também referenciados como Agentes de Usuário nas diretrizes do W3C. O Agente de usuário refere-se ao hardware ou software utilizado para acesso ao conteúdo web. Inclui navegadores gráficos, navegadores de texto, navegadores de voz, celulares, leitores de multimídia, suplementos para navegadores, além de leitores de tela e programas de reconhecimento de voz.
Dentre as TAs para usuários com limitações visuais destacamos o Dosvox, interface que se comunica com o usuário, em português, por meio de síntese de voz e os leitores de tela. Esses últimos são programas que interagem com o Sistema Operacional, reproduzindo, de forma sonora, os eventos ocorridos no computador. Virtual Vision, Jaws e Orca são três leitores de tela, com síntese em português, bem aceitos no Brasil. Já o Terminal ou Linha Braille é um equipamento eletrônico que possui uma linha régua de células Braille, cujos pinos se movem para cima e para baixo e representam uma linha de texto da tela do computador. Pode ser utilizado inclusive por usuários surdo cegos.
Pessoas