tecnologia 4g
A internet surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos áureos da Guerra Fria. Na década de 1960, quando dois blocos ideológicos e politicamente antagônicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa liderada pela União Soviética e pelos Estados Unidos: as duas superpotências compreendiam a eficácia e necessidade absoluta dos meios de comunicação.
O termo banda larga pode apresentar diferentes significados em diferentes contextos. A recomendação I.113 do setor de Padronização da UIT define banda larga como a capacidade de transmissão que é superior àquela da primária do ISDN a 1.5 ou 2 Megabits por segundo. O significado já sofreu várias modificações conforme o tempo. Inicialmente, banda larga era o nome usado para definir qualquer conexão à internet acima da velocidade padrão dos modems analógicos (56 Kbps). Usando linhas analógicas convencionais, a velocidade máxima de conexão é de 56 Kbps. Para obter velocidade acima desta tem-se obrigatoriamente de optar por uma outra maneira de conexão do computador com o provedor. O termo pode ser usado como oposição à Banda estreita ou Banda base.
Com o passar dos anos, foram surgindo algumas gerações de banda, e temos como uma das principais a 1G: Que eram sistemas móveis de comunicação de voz de primeira geração que foram introduzidos em 1980. Sistemas que permitiam a transferência de dados (voz apenas) através de ondas cuja forma variava de forma contínua. Este tipo de sistema tinha grandes limitações, por se tratar de sistema analógico, eles não suportavam qualquer tipo de encriptação da informação (problemas de segurança), a qualidade de som era fraca e a velocidade de transferência rondava os 9.6 Kbps. Temos também a 2G um pouco mais nova no mercado e conhecida como tecnologia de segunda geração. São sistemas apareceram por volta de 1990, com o objetivo de preencher as limitações dos