aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
A criopreservação de coleção base se refere a conservação de material biológico sob condições de ultra baixas temperaturas em nitrogênio líquido a -196ºC, ou em sua fase de vapor, a (-150ºC) (KARTHA, 1985). Este conceito define criopreservação.
Embora os termos conservação e preservação sejam muito utilizados, vale ressaltar a diferença existente entre eles. Frankel e Soule (1981) propuseram que conservação é um conjunto de políticas e programas criados para a manutenção em longo prazo de comunidades sob condições potenciais para contínua evolução, já preservação é a manutenção de indivíduos ou grupos sem efeito da evolução.
Sementes sensíveis à dessecação, ditas recalcitrantes, são comuns em espécies aquáticas, plantas de sementes grandes, certas espécies tropicais e algumas arbóreas nativas de áreas temperadas.
A partir desses explantes, poderão ser regeneradas plantas em qualquer época, sem risco de variações genéticas no material preservado.
Vitrificação, ou formação do estado vítreo, é o processo através do qual a água sofre uma transição da fase líquida para um estado sólido amorfo e meta-estável (Fahy et al., 1984; Franks, 1982). O sólido assim formado é na verdade uma solução supersaturada e de alta viscosidade, o que lhe confere as propriedades mecânicas de um sólido embora não haja formação de uma estrutura cristalina. A transição para o estado vítreo não envolve mudanças químicas mas apenas mudanças físicas na viscosidade do líquido. formando um vidro, sem haver formação de gelo.