dissertificasçao
717 palavras
3 páginas
Cap MariaSem 30 jul a 03
Purificação da água
A água para que ela seja considerada potável, ela deve ser tratada. O tratamento visa fazer a água passar por processos de purificação e esterilização. São processos com objetivos distintos que irão tornar a água própria para o consumo.
•
PURIFICAÇÃO
São processos que visam retirar as impurezas (substâncias sólidas) da água, tais como: areia, gravetos, folhas, lixo, etc. Alguns dos principais processos de purificação são: decantação e filtração.
DECANTAÇÃO
A decantação é o processo de purificação da água que consiste em deixá-Ia em repouso num recipiente para que as impurezas mais densas se depositem no fundo.
Passado algum tempo, usa-se uma pequena mangueira para transferir a água, já mais limpa, para outro recipiente. Quanto mais tempo a água é deixada para decantar, mais cristalina ela fica. Observe as seguintes imagens:
Se uma porção de água barrenta permanecer em repouso por determinado tempo, as partículas sólidas em suspensão se depositam no fundo da vasilha. A água já mais limpa pode ser então transferida para outro recipiente, por meio de um sistema de vasos comunicantes.
Purificação da água
Página 1
As caixas-d'água de casas e edifícios são um bom exemplo de decantação da água. Em seu fundo vai se acumulando lodo e, com o tempo, esse acúmulo pode desencadear a multiplicação de microrganismos.
A decantação não é considerada um método muito eficaz de purificação da água, pois separa apenas partículas mais densas que ela. Por isso, é utilizada como um primeiro passo na limpeza da água.
FILTRAÇÃO
A filtração é o segundo passo do processo de purificação da água. Por meio desse método, é possível separar as partículas que restaram na água mesmo após a decantação. Consiste em fazer passar a água através de materiais porosos, isto é, materiais que contém inúmeros orifícios chamados de poros. Quando isso acontece, as impurezas que ainda estão na água ficam