Tecnologia 2
Benne Manoel Mendes
Tecnologia, gerenciamento e gestão em saúde II
MARÇO DE 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Benne Manoel Mendes
Tema: Ciclo de vida das tecnologias
MARÇO DE 2015.
SUMÁRIO
1.
INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 5
3. DESENVOLVIMENTO 6
3.1. CICLO DE VIDA DAS TECNOLOGIAS ............................................................................8
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1. INTRODUÇÃO
Avaliação de Tecnologia em Saúde (ATS) pode ser entendida como o procedimento sistemático que permite avaliar os impactos de uma tecnologia sobre uma população no que concerne a aspectos como segurança, eficácia, efetividade, custo-efetividade e implicações éticas e sociais. Nessa definição, tecnologia refere-se tanto a produtos biotecnológicos, drogas e equipamentos médicos, quanto a procedimentos terapêuticos e sistemas de apoio à decisão (Clifford, 1994). A mesma surge nos países desenvolvidos em face dessa preocupação, com o objetivo de subsidiar as decisões políticas quanto ao impacto da tecnologia em saúde. Goodman (1998) resume a ATS como sendo um campo multidisciplinar de análise de políticas, que estuda as implicações clínicas, sociais, éticas e econômicas do desenvolvimento, difusão e uso da tecnologia em saúde.
O objetivo fundamental da ATS é prover informações confiáveis a planejadores, auxiliando a formulação de políticas da saúde, por meio de uma compreensão mais elaborada do desenvolvimento, da difusão e do uso apropriado da tecnologia em saúde (Clifford, 1994; Panerai & Peña-Mohr, 1989).
Segundo dados da organização mundial de sáude, estima-se que cerca de 50% de todos os avanços terapêuticos disponíveis hoje em dia não existiam há dez anos. Anualmente, novas tecnologias médicas são colocadas à disposição do sistema de saúde e incorporadas à pratica clínica, muitas vezes sem uma