Tecnologia dos materiais 2
O material dúctil quando submetido ao ensaio de tração sofre uma deformação plástica até o ponto de ruptura, no caso o ferro, este se alonga até sofrer uma ruptura, diferente de um material frágil, que ao passar pelo teste de tração tem uma deformação plástica extremamente baixa ou não tem nenhuma deformação, ele rompe na hora, como por exemplo, vidro e cerâmica.
2. Qual a importância da região plástica?
É uma deformação permanente provocada por tensões que ultrapassaram o limite elástico. Essa deformação ocorre após a deformação elástica, sendo que ela não é reversível. A importância é poder modelar um material e ele permanecer neste estado permanentemente, sem voltar ao estado original, no caso sem sofrer resiliência.
3. Considerando a curva tensão x deformação para um material dúctil, temos que a curva após a tensão máxima começa a decair, ou seja, teremos assim a curva de engenharia, mas sabemos que na verdade isto não ocorre, ou seja, a curva a partir da tensão máxima continua a se elevar. Explique tal fato.
4. O que é tenacidade e resiliência?
Tenacidade é a energia mecânica, ou seja, o impacto necessário para levar um material à ruptura. Se um material é tenaz ele pode sofrer um alto grau de deformação sem romper. Por outras palavras, Tenacidade é uma medida de quantidade de energia que um material pode absorver antes de fraturar.
Resiliência é a capacidade que um material tem de se deformar e voltar ao estado natural, ou seja, aplicação de energia em uma peça e ao momento que esta energia se dissipa, o material volta ao estado original.
5. Como é determinada a tensão de escoamento de um material que apresenta uma porção linear na curva tensão X deformação.