Tecnologa em Estética e Cosmética
Apesar do envelhecimento cutâneo ser apenas uma parte de tudo que acontece no passar dos anos, pesquisas mostram que cada dia mais a população busca novas formas de prevenirem, melhorarem ou reverterem os sinais do envelhecimento.
A integridade da pele é muito importante psicologicamente, social e fisiologicamente, já que ela exerce várias funções, sejam elas estéticas ou sensoriais, influenciando diretamente a vivencia do indivíduo com o meio social em que vive.
São vários os fatores que influenciam na aparência senil da pele, como a carga genética, fatores externos bem como os fatores internos.
O envelhecimento é um processo biológico complexo que afeta todas as camadas da pele, embora essas alterações sejam mais acentuadas na derme
Fatores que contribuem para o envelhecimento cutâneo.
Estilo de vida: O envelhecimento é muito depende deste fator, o organismo envelhece como um todo. Assim como qualquer outro órgão vital a pele exerce tarefas com objetivo de sustentar a vida, já que ela é barreira de proteção, reguladora de temperatura, sensor do corpo, além de ser o espelho da pessoa, através dela vemos quando o indivíduo está cansado, mal nutrido e estressado, sendo assim se não receber devidos cuidados uma das consequências é o envelhecimento prematuro. Existe uma série de fatores que influenciam nisso, como os hábitos alimentares, tabagismo, sedentarismo, estresse e hormônios.
Não tendo uma alimentação regrada, ingerindo frutas e verduras, a indivíduo adiantará o aparecimento das “marcas” do envelhecimento, o tabagismo é outro sério fator, já que o cigarro é muito nocivo à saúde,