Estetica
Curso: Estética.
Professor:
Aluna
Turma: 105
O desenvolvimento da Cosmetologia
São Luís
2014
INTRODUÇÃO
A aparência pessoal é hoje requisito de grande importância em todos os segmentos, levando a população atual a dar maior valor a sua aparência, e buscar nos cosméticos as ferramentas para essa realização.
A busca da beleza e da juventude gera exigências cada vez maiores dos pacientes no desenvolvimento de novas técnicas cirúrgicas e de novos procedimentos estéticos, pois, com o avanço da idade, a pele começa a sofrer alterações como aparecimento de rugas, diminuição da espessura da epiderme, ressecamento, que modificam seu aspecto caracterizado pelo envelhecimento cutâneo.
FUNDAMENTAÇÃO TEORIA
A ultilização de substâncias químicas pelo homem, para fins cosméticos, tem seu primeiros indícios na pré- história ( aproximadamente no ano 30000 a.c ), quando os hominídeos ultilizavam, por exemplo, corantes para a realização de pinturas em rochas ( arte rupestre ),pinturas corporais e até mesmo tatuagens. Substâncias oleosas e perfumes na forma de ungüentos e incensos também foram ultilizados, bem como materiais para maquiagem. Posteriormente, outras aplicações e novos materiais foram desenvolvidos para maquiagens e produtos com potencial terapêutico: o objetivo era preservar a saúde e embelezar.
Podemos considerar simbolicamente a rainha Cléopatra como sendo a personalidade que ilustra o início do desenvolvimento da ciência dos Cosméticos. Conforme tem sido comprovado em estudos científicos, boa parte das substâncias e das técnicas que ela utilizava para cuidar do corpo possuía atividade terapêutica das quais ela tinha conhecimento. Logo, não se tratava apenas de vaidade.
A tentativa de esconder os cabelos brancos também não é uma demonstração de vaidade exclusiva dos tempos modernos! A prática de tingir os cabelos já é conhecida há mais de 2000 anos, quando eram utilizadas duas técnicas