tecnicos
O problema é que na maioria das vezes a demolição é feita de forma aleatória e sem planejamento algum.
- Soterramentos;
- Danos causados as edificações vizinhas;
- Queda de pessoas;
- Queda de objetos;
- Poluição do ar por causa de poeira;
- Acidentes no momento de mover os entulhos.
Antes de iniciar os trabalhos de demolição deve-se fazer um estudo:
- Do local a ser demolido
Esse estudo visa fazer com que a demolição seja bem sucedida, ou seja, visa saber exatamente até que ponto será demolido de fato. Esse é o primeiro passo para evitar acidentes e prejuízos maiores.
- Das ferramentas utilizadas
É muito importante selecionar previamente as ferramentas utilizadas no trabalho de demolição, afinal, uma grande parte dos acidentes de trabalho ocorre por causa do improviso de ferramentas e materiais.
- Edificações vizinhas
Para evitar o comprometimento das estruturas, rachaduras, e outros tipos de prejuízos, é necessário a adoção de medidas de prevenção e antecipação de riscos.
- Onde será depositado o entulho (mesmo que provisoriamente)
Para evitar perda de tempo e risco causado por correria, fazer planejamento para onde será removido o entulho é fundamental.
Métodos para realizar uma demolição bem sucedida:
- Antes de se iniciar a demolição, as redes de fornecimento de energia elétrica, água, líquidos inflamáveis, gasosos inflamáveis, substâncias tóxicas, canalizações de esgoto e de escoamento de água devem ser desligadas, retiradas, protegidas ou isoladas, respeitando-se as normas e determinações em vigor NR 18.5.1.
Essas medidas nem sempre são simples, mas, são necessárias para garantir a segurança do procedimento.
- Mantenha o local sinalizado, e não aceite pessoas estranhas ao serviço antes, durante e depois de ter ocorrido à demolição. Pessoas desavisadas são um perigo