Tecnico
FEBRE AMARELA
PEDRO MIGUEL AGOSTINI CARRARO
EDUARDO MOTTIN SCHUTZ
2014
Descrição:
A febre amarela (FA) é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida por artrópodes vetores infectados (mosquitos), com importante impacto em saúde pública na África e nas Américas. No cenário internacional, foi notificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) um importante surto de Febre Amarela em Darfur, no Sudão (África), com início em setembro. Até 11/12/2012, foram registrados 788 casos e 166 óbitos, suspeitos. Maiores informações podem ser obtidas no endereço eletrônico Sua importância epidemiológica advém do elevado potencial de disseminação e da gravidade clínica da doença.
Com inicio abrupto, febre alta, pulsos lento em relação à temperatura, calafrios, cefaleia intensa, mialgias, prostração, náuseas e vômito, durando cerca de três dias. Na FAZ, o ciclo de transmissão se processa entre o macaco infectado – mosquito silvestre - macaco sadio. Na FAU, a transmissão se faz através de picada do mosquito Ae. Aegypti, no ciclo: homem infectado- Ae Aegypti – homem sadio. Manter a população e profissionais de saúde informados sobre a doença; Notificar e investigar oportunamente (até 24h) todos os casos humanos suspeitos, incluindo aqueles de doenças febris ictéricas e/ou hemorrágicas, óbitos por causa desconhecida e as epizootias de PNH. Deve-se também incluir a colheita de amostras para diagnóstico laboratorial.
Agente Etiológico:
Vírus amarílico, arbovírus do gênero Flavivírus e família Flaviviridae. É um RNA vírus.
Período de Incubação:
Varia de 3 a 6 dias, após a picada do mosquito fêmea infectado.
Período de Transmissibilidade:
O sangue dos doentes é infectante de 24 á 48 horas antes do aparecimento dos sintomas até 3 a 5 dias após o tempo que corresponde a o período de viremia. No mosquito Ae. Aegypti, o período de incubação é de 9 a 12 dias, após o que se mantém