tecnico
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
4 REFERÊNCIAS 9
4
1 INTRODUÇÃO
A erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.) ocorre naturalmente nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e, em menor proporção, nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro (EMBRAPA,2010).
Ela é uma matéria-prima de grande importância para a região Sul do Brasil, sendo que a produção anual é de aproximadamente 650.000 toneladas de folhas(ESMELINDRO et al.,2002), além de ser de representar um relevante instrumento de inclusão social(EMBRAPA,2010).
Atualmente, problemas com o excesso de oferta, o que têm incentivado pesquisadores e empresários a buscar alternativas para a utilização da erva-mate como matéria-prima para o desenvolvimento de novos produtos bem como promover melhorias no processamento industrial visando a obtenção de características organolépticas desejáveis(ESMELINDRO et al.,2002).
A parceria da Embrapa Florestas com Universidades, Organizações Estaduais de Pesquisa e Extensão Rural, produtores e empresas do setor ervateiro, vem permitindo o desenvolvimento de sistemas sustentáveis de produção e de materiais genéticos mais produtivos e com características de interesse(EMBRAPA,2010). Além da disponibilização do sistema de produção on line, o que possibilita aos usuários interessados o acesso rápido às informações, ao mesmo tempo em que propicia um contato direto produtor/pesquisador/extensionista. Essa iniciativa da Embrapa Florestas pretende atender as expectativas dos usuários e incentivar novas parcerias que possam servir de estímulo ao desenvolvimento tecnológico e, com isto, promover um real crescimento do setor ervateiro nacional(EMBRAPA,2010).
5
2 DESENVOLVIMENTO
O estágio foi realizado no Colégio Agrícola Estadual de Toledo - CAET, localizado na Estrada da Usina, KM 05, na Linha Mandarina, próximo ao Clube Caça e