HUMANISMO
O humanismo é um movimento com várias ideias e preceitos que enriqueceu a conduta humana e os valores morais, pois através dela o ser humano começou a ser valorizado ainda mais. Esse movimento surgiu no final do século XIV, final da Idade Média, na Europa, porém não se sabe exatamente em que região do continente europeu.
A principal prioridade dos humanistas é o ser humano, tanto é que tentavam desviá-los da crença no teocentrismo (é a crença na qual Deus é o centro do universo) medieval para levá-los a acreditar no antropocentrismo (é a crença na qual o ser humano é o centro do universo). Na literatura humanista os costumes da época medieval eram muito satirizados.
2. CARACTERÍSTICAS DO PROJETO LITERÁRIO DO HUMANISMO
O humanismo não tem características definidas, pois ocorreu na passagem do mundo medieval e o moderno.
O projeto literário do humanismo se caracteriza pelo desligamento da submissão absoluta à Igreja Católica. Com isso, tentam achar outra maneira de explicar todas as manifestações até então atribuídos a Deus: começa-se então a busca de explicações através da Ciência.
O enredo da literatura humanista também engloba assuntos do trovadorismo, como por exemplo as cortes e os palácios. Porém apesar de o enredo ser o mesmo, a literatura humanista possui propósitos diferente: alegria e diversão da nobreza.
Uma semelhança entre o as cantigas dos trovadores e esse projeto literário é que no início do Humanismo o público-alvo era os nobres. Depois os burgueses começaram a ter acesso à cultura e, como um pouco antes disso acontecer havia sido criado uma espécie de impressora, livros começaram a ser produzidos; e foi através dos livros que muitos dos burgueses começaram a ter acesso à literatura humanista.
O soneto (poema de quatorze versos, sendo dois quartetos e dois tercetos) está presente na literatura humanista. E, para falar de amor, esses poemas frequentemente se referem às partes do corpo humano, como por